LIANA ALBUQUERQUE BARBOSA

Coordenação Geral - Dirigente da Instituição

Economista e Presidente da Casa da Vovó Dedé. Diretora da ASSIST Consultores Associados, especializada na concepção, viabilidade e gerenciamento de projetos de infraestrutura econômica e social, especialmente as concessões e parcerias público-privadas.

JONAB FERNADES

Coordenação Executiva

Formado em Administração de empresas pela Universidade Federal do Ceará, e em Direito pela Faculdade Cearense. Atua como produtor cultural desde 2005, desenvolvendo nos últimos 11 anos extensa atividade como diretor, coordenador e produtor executivo em peças de teatro, concurso de música, produção de documentário e curta metragem. Realizou nos anos de 2005 a 2010 a peça de teatro Paixão de Cristo de Itapajé, Produziu o I, II, III e IV Concurso de Música Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa, nos anos de 2013 a 2016, todos realizados no Teatro Carlos Câmara. Desde 2014 é o Coordenador Geral da Escola de Artes Casa de Vovó Dedé, coordenando os cursos de música (Piano, Violão, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta Doce, Flauta Transversal), dança, audiovisual, produção de games, animação, ilustração, TV WEB – Canal Vovó Dedé, Rádio WEB – Vovó Dedé, e a Fábrica de Software Vovó Dedé.

EWELTER ROCHA

Coordenação Artística

Graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP. É pesquisador da USP, integrando os grupos PAM – Pesquisa em Antropologia Musical e GRAVI – Grupo de Antropologia Visual. Sua dissertação de mestrado foi premiada no IV Concurso Latino-americano de Musicologia, em Santiago – Chile. Sua tese de doutorado foi contemplada com o Prêmio Funarte de Música Brasileira, havendo recebido também o primeiro lugar no prestigiado concurso Silvio Romero. Professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará, professor do Mestrado em Artes do Instituto Federal do Ceará e coordenador artístico das ONGs Casa de Vovó Dedé e MOVAMUS – Movimento de Valorização da Mulher. Coordena o projeto de extensão Musicalizando Sonhos, iniciativa que promove a educação musical para crianças e idosos de Fortaleza em condição vulnerável. No campo da literatura, possui um trabalho diletante como contista e poeta, havendo produzido uma versão poética de sua tese, escrita em cordel. É curador do projeto Prosearte, um espaço de divulgação de obras literárias e capacitação de jovens escritores de Fortaleza.

BRENA SANTOS

Coordenação Pedagógica

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Pesquisa Científica e graduada em Música – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2016). Possui produção acadêmica abrangendo os campos da Educação, Formação Docente, Educação Musical, Ensino da Arte e Ecologia Acústica. Integra os grupos de pesquisa (CNPq) Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH (UECE) e Pesquisa em Música, Cultura e Educação Musical (UECE). É professora temporária do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará – UECE (2022). Atuou como coordenadora pedagógica do I Festival Internacional de Música Instrumental do Ceará Mansueto Barbosa – FIMI, evento promovido da Casa de Vovó Dedé (2021 – 2022). Foi professora substituta do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará – UFC, no Setor Educação Musical e Práticas Criativas (2018-2019). Atuou como professora efetiva da disciplina de Arte da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (2016). Foi professora e coordenadora pedagógica da Casa de Vovó Dedé, lecionando nos campos da Educação Musical e Performance Instrumental (violoncelo), desenvolvendo e implementando o Projeto Político Pedagógico dessa instituição. Lecionou no Centro de Ensino Musical Hulda Lage (CEM), nos cursos de Formação Musical e Violoncelo, atuando também como coordenadora da Camerata de Violoncelos do CEM. Como artista performer violoncelista, integrou diversos grupos instrumentais, como a Orquestra Contemporânea do Ceará – OCC, a Orquestra Sinfônica do Ceará – OSUECE, a Camerata da UNIFOR, o Grupo de Violoncelos da UFC, a Orquestra de Cordas da Casa de Vovó Dedé e outros grupos de câmara, atuando atualmente como intérprete em gravações audiovisuais e eventos variados.

SARAH CATRIB

Coordenação de Acessibilidade

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Musicoterapia pela Unifametro e Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é estudante do curso de Pedagogia da UECE. Tem experiência na área de Educação e Educação Musical, com ênfase nas temáticas: práticas de ensino, formação docente e avaliação da aprendizagem. Atuou como professora de musicalização infantil e flauta doce em escolas específicas de música de Fortaleza. Esteve como docente em cursos livres de formação de professores para o ensino de música na escola. Durante os anos de 2020 e 2021 atuou na coordenação dos cursos de EaD da Casa de Vovó Dedé. Atualmente, é professora da oficina de Flauta Doce da Casa de Vovó Dedé.