ALFREDO OLIVEIRA

Violão Iniciante, Intermediário e Harmonia Aplicada ao Violão

Alfredo Oliveira é técnico em música (instrumento violão) pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE (2013), licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e especialista em Musicoterapia pelo Instituto Graduale (2020). Foi professor de violão e guitarra de grandes escolas de música de Fortaleza, bem como de projetos sociais.

BEATRIZ BANDEIRA

Canto Coral

Licencianda em música pela Universidade Federal do Ceará, atua no mercado como professora de canto popular de crianças, adolescentes e adultos. Teve formação no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e aos 12 anos começou os estudos em canto na Escola de Música EMIL, onde ganhou bolsa de estudos por 3 anos em Técnica Vocal e música. Entre 2018 a 2020, atuou academicamente como bolsista na Universidade Federal do Ceará em Musicoterapia e canto popular. E desde 2019 vem atuando como professora de canto coral para crianças na instituição Casa de vovó Dedé.

GEANN DUARTE

Saxofone/Clarinete

Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e com doze anos de prática instrumental ensina saxofone, clarinete e teoria musical. Também participa(ou) de grupos como Coral da Unifor, Choro Grande Banda e Banda de Música de Paraipaba. Atua principalmente e na instituição Casa de Vovó Dedé, além de dar aulas particulares individuais, e já ter ministrado oficinas sobre instrumentos de sopro.

JEIAS SILVESTRE

Técnicas Violonísticas

Graduado pelo Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sob orientações do professor Dr. Eddy Lincolln , inicia o estudo do violão solista. Participou de masterclasses no Brasil e nos Estados Unidos: SUNY – Purchase College: João Luiz Rezende (BR/EUA) e Fábio Zanon (BR/SP); Eugênio Lima (BR-RN), Thibault Cauvin (FR), Emanuel Nunes (BR-PI), Duo Siqueira Lima (UY/BR), Thomas Patterson (EUA). Como solista tem se apresentado nos principais palcos de difusão da música instrumental da cidade de Fortaleza como: Teatro José de Alencar, Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Banco do Nordeste. Como camerista, Jeias fez parte do projeto de iniciação artística da UECE, Piano & Cia, sob a coordenação da professora Nelma Dahas. Atualmente, é membro da Camerata de Violões do IFCE/ Quinteto Alfaia e Maré, grupo referência na cidade coordenado pelo professor Dr. Eddy Lincolln. Recebeu premiações em concursos de música, tais como: IV Concurso de Música Jovens Talentos: Troféu Mansueto Barbosa/ Casa de Vovó Dedé (2016/ 1º prêmio); I Seminário Internacional de Violão do IFCE (2016, 2º prêmio); Concurso Jovens Solistas do XIX Festival Eleazar de Carvalho (2017/ 1º prêmio); I Concurso Amaro Siqueira na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017/ 1º prêmio); II Seminário Internacional de Violão do IFCE (2018/1º prêmio).

JONATAS SOUZA

Musicografia Braille

Graduado em Música pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Especialista em Arte Educação para o Ensino de Música pela Faculdade Padre Dourado/GRADUALE e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará. É transcritor Braille com experiência na transcrição de partituras e livros de música para a Musicografia Braille, e responsável pelo site www.musicaempontos.com.br. Atualmente é professor de música da Secretaria Municipal de Educação de Horizonte e gerente de projetos culturais da Secretaria de Cultura e Juventude de Guaiuba.

PAULO FERREIRA

Flauta Transversal e Teoria Musical

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Cursando Mestrado Profissional em Interpretação Musical – Flauta Transversal, pela Universidade Federal da Bahia -UFBA (Orientador Dr. Lucas Robatto), Bacharel em Flauta transversal pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Participou do Projeto (Briançon Tempo de Brasil), onde teve a oportunidade de estudar Flauta Transversal, Transposição, Regência, entre outras matérias, no Conservatório de Briançon na França por 10 meses, obtendo o Certificat d’études Musicales (CEM). Estudou com os professores Alain Daboncourt (França), Heriberto Porto (Brasil), Janet Arms (EUA), Lucas Robatto (Brasil). Participou das orquestras: l’Orchestre Symphonique du Briançonnais, Orchestredes Alpes du Sud (OPUS) (França) e Orquestra Transversal da UECE e Banda Sinfônica da UECE. Chefiou o naipe das flautas, 1ª Flauta na Orquestra Sinfônica da UFBA em programa específico 2019.1; 1º Flauta na Orquestra Filarmônica Adventista do Brasil. Experiência em formação de grupos de câmara, orquestra e banda de música. Participou dos Festivais: Festival internacional Eleazar de Carvalho, Festival música na Ibiapaba, Festival internacional de Campina Grande, Festival internacional Gramado in Concert. Professor de Flauta Doce e Flauta Transversal, teoria e percepção musical no Conservatório de música Alberto Nepomuceno. Professor voluntário na ONG Sociedade Artística – Pacatuba, sendo responsável pela criação da Banda de Música Sons da Aratanha. Professor de Formação Musical Leitura e Teoria Musical na Casa de Vovó Dedé. Regente dos grupos: Banda de Música Sons da Aratanha, Banda Sinfônica de Maracanaú. Áreas de pesquisa: Técnicas estendidas na Flauta transversal, Ensino coletivo de instrumentos e alfabetização musical.

SARAH CATRIB

Flauta Doce

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2020), especialista em Musicoterapia pela Unifametro(2020) e Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2017). Atualmente, é estudante do curso de Pedagogia da UECE (início em 2020). Tem experiência na área de Educação e Educação Musical, com ênfase nas temáticas: práticas de ensino, formação docente e avaliação da aprendizagem. Atuou como professora de musicalização infantil e flauta doce em escolas específicas de música de Fortaleza. Esteve como docente em cursos livres de formação de professores para o ensino de música na escola. Durante os anos de 2020 e 2021 atuou na coordenação dos cursos de EaD da Casa de Vovó Dedé. Atualmente, é coordenadora pedagógica das oficinas de música da Casa de Vovó Dedé.