Quem somos
A Casa de Vovó Dedé é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), de direito privado e sem fins lucrativos, fundada em 1993 na Barra do Ceará, populoso bairro de baixíssimo índice de Desenvolvimento humano – IDH em Fortaleza/CE. Sua missão é promover o desenvolvimento humano pessoal, educacional, profissional, por meio da música, arte, cultura e tecnologia de crianças e jovens, de seis a vinte e nove anos, em situação de risco e vulnerabilidade social, tudo de forma 100% gratuita.
Destacando-se como um celeiro de novos talentos, que fomenta iniciativas de jovens músicos cearenses, a instituição ocupa papel fundamental na busca por uma educação inclusiva. Por meio das atividades a instituição beneficia milhares de crianças, adolescentes, jovens adultos que tem acesso à modalidades de ensino musical de qualidade, vislumbrando a oportunidade de apropriarem-se de conhecimentos para fortalecimento de capacidades individuais e das expertises de viver com dignidade nas comunidades, exercendo seus direitos e deveres.
A Casa de Vovó Dedé realiza ações formativas e de fruição cultural com foco na área da música, além de atividades nos segmentos de dança, fotografia, audiovisual, computação e outros cursos técnicos. Como parte da programação regular da entidade, são disponibilizados ao público cursos de ensino de instrumentos, tais como: piano, violão, violino, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, pífano, flautim, teclado, canto coral, saxofone, clarinete, bateria, musicalização infantil, teoria musical, história da música, harmonia e improvisação, composição musical, além de cursos técnicos de audiovisual, contemplando sua cadeia produtiva, ressaltando, ainda, fotografia, montagem e edição de vídeo e de som, captação e edição de áudio e composição de trilhas sonoras, curso de roteiro com foco na cinematografia, animação, iluminação cênica para shows musicais, ilustração e design. No campo da dança são ofertados cursos de balé clássico com foco em crianças de6 a 12 anos.
No intuito de atrair o maior número de jovens em situação de risco, oriundos das zonas periféricas de Fortaleza, o acesso aos cursos é facilitado sem exigência de conhecimentos musicais anteriores para os cursos de música.
A Escola tornou-se uma porta de entrada para jovens que desejam ter acesso a um desenvolvimento cognitivo, pessoal e profissional, fazendo uso da música como meio de educação e socialização.
As ações da Casa de Vovó Dedé são norteadas por princípios e pressupostos fundamentais para estabelecer um diferencial nos resultados obtidos pela instituição: a educação como um vetor social importante na construção de uma sociedade mais justa, democrática e pacífica, a arte e a cultura como fatores de desenvolvimento social, humano e econômico.
Tais valores e princípios conduziram a instituição ao alinhamento com as diretrizes estabelecidas na Constituição Federal e com as leis que regulamentam a educação e o incentivo à cultura no Brasil. A Casa compreende que a educação pela a cultura e arte é fundamental para o pleno desenvolvimento dos indivíduos.